sexta-feira, agosto 12, 2005

Diário de Bordo Sudoeste 05 - Parte I

Boas!

Após um período de convalescença pós-Festival do Sudoeste penso que já voltei a ter o cérebro a funcionar 100% como antes (poupem-me de comentários banais a esta frase por favor!)
Decidi postar na Blogosfera o que se passou durante os 4 dias da minha passagem por este Convívio deveras propício à verdadeira Rambóia! Tendo em conta que muita coisa há a ser dita decidi dividir esta minha aventura por partes, correspondendo cada uma a 1 dia diferente.

Espero conseguir retratar a fundo tudo o que se passou que seja digno de realce (e que eu me lembre...). Partamos então nesta viagem...

Dia 1... Quinta-Feira!

Para variar, e fazendo jus à minha falta de compatibilidade horária com os planos deste tipo de viagens, saí da Lusa Atenas 5 horas depois do previsto (um ligeiro atraso, portanto). Sempre a abrir até terras mouras para ir buscar o meu parceiro de viagem (Speedloader) e a nossa casa para os próximos dias (aka tenda). Depois de um breve pit stop na Área de Serviço para uma "bucha" (algo parecido com uma mini e uma sandes de courato) seguimos a todo o vapor para o Alentejo profundo, com o intuito de chegar ao parque de campismo da Zambujeira do Mar até às 21h, hora de fecho das inscrições. Tudo controlado não fora um ligeiro detour que nos levou ao centro de Santiago do Cacém (triste terriola pouco melhor que uma aldeia com desenvolvimento acima da média, desenvolvimento esse trazido por um franchising do Passerelle Strip Club) e que nos fez perder tempo precioso levando-nos a uma alteração de planos: íamos ficar em Vila Nova de Mil Fontes, uma paragem bem nossa conhecida de outros tempos, outrora designada de "Paraíso Alentejano".

Após rápida instalação e manutenção corporal, seguimos para um breve jantar sob a paisagem de um Monte Velho, e posteriormente para o meeting point com o nosso 3º companheiro de aventura (Gallagher) que por nós esperava debicando uma caneca de cervejola enquanto seguia atentamente um filme na TVI com a marca Steven Seagal! Abancámos então com mais umas tantas canecas de cervejola enquanto aguardávamos a hora do Gallagher zarpar para o Festival com o intuito de ver esses ícones do humor contemporâneo que se dão pelo nome de Gato Fedorento. Ah e tal... caneca puxa caneca... a páginas tantas decidimos ficar os 3 a malhar uns copos em Mil Fontes!

Bar após bar fomos vendo como paravam as modas, sempre acompanhdos de 3 estonteantes louras de dar a volta à cabeça a qualquer um, até que parámos no não menos mítico Bar da Praia, outrora palco de grandes manifestações de alcoolismo ao som da "Mila" e outros clássicos dos 90´s! Largámos de vez as louras e optámos por uma das invenções do ano no Tour Pessoal do Cacém I - Algarve 04: Bacardi Lemon com Red Bull. Ah e tal... Bacardi puxa Bacardi e o Red Bull começou repentinamente a dar asas a todos os potes de guardanapos e ementas que estavam nas mesas do Bar, que sob efeito de algumas forças misteriosas iam parar aqui e ali entre a praia e a cabeça de alguns transeuntes que por ali circulavam aquela hora da noite! Correndo o risco de sermos espancados até à morte tentámos ainda levar connosco um glorioso troféu daquele bar mas apesar da fabulosa estratégia montada ao pormenor, tal e qual táctica do Mourinho, falhámos uma vez que a colher estava colada ao boneco!!

Tendo em conta o avançar da hora restavam-nos 2 opções: a racional, que seria ir abancar uma vez que 3 dias de Festival nos aguardavam, e a da rambóia que seria ir para a discoteca mais perto acabar de vez com os €€ que ainda restavam nos bolsos. Escusado será dizer que o Pessoal do Cacém não é de modo algum manso a ponto de deixar uma noite a meio, de modo que seguimos estoicamente para a Disconight local, onde rodaram mais uns Bacardi com Red Bull e meia dúzia de músicas que lá iam animando a malta.

Fim da noite, o cansaço apoderava-se dos nossos débeis corpos, não o suficiente para nos impedir de caminhar (aquela média horária típica do Tour Algarve 04 de 500 metros/hora) até à pastelaria mais próxima que nos servisse o pequeno almoço, passando por várias toques de campaínha, tentativas de furto de placards e painéis, rambóias em cima de carrinhas de caixa aberta, futebol americano com uma sapatilha, expulsão de um estabelecimento que afinal não era uma pastelaria e a resposta a uma das mais pertinentes questões colocadas pela Humanidade, na pessoa do nosso Gallagher a uma habitante local:
"De onde é que vem o pão?"
"O pão vem de vários sítios!"

Após o belo do pequeno almoço decidimos por fim arrochar. O Gallagher como tinha a barraca armada no parque da Zambujeira do Mar foi para a praia e eu e o Speedloader fomos para a nossa rica tenda... finalmente o degredo tinha acabado e podíamos por fim descansar... ou não!

Após chegarmos ao parque assolou-nos um pequeno problema: Onde é que estava a tenda? Tendo em conta a nossa débil situação lá nos fomos arrastando, cruzando-nos com veraneantes a tomar o pequeno almoço e a ir para a praia, até finalmenente encontramos a tão desejada tenda... passado 1 Hora!!! Sim... 1 Hora!!! Andámos 1 hora às voltas num parque de campismo que nem é assim tão grande quanto isso, à procura de uma tenda... é triste, confesso, mas há sempre maneira de piorar as coisas...